4 técnicas de vendas que todo revendedor precisa conhecer

0
Venda de recarga de celular

Quer saber o que fazer para vender mais? Está em busca de caminhos para conquistar novos clientes? Quer fidelizar os atuais? Tem se perguntado se está a usando a técnica de vendas adequada?

Essas são questões comuns na cabeça de vendedores, por isso, reunimos algumas dicas de vendas sobre como atender, entender, envolver e conquistar os clientes. Ficou interessado? Então continue a leitura!

As melhores técnicas de vendas

Conhecer e aplicar técnicas de qualidade é importante para aumentar as vendas e alcançar o crescimento desejado. Por isso, nesse tópico, apresentamos as principais técnicas utilizadas no mercado e explicamos como utilizá-las no seu negócio.

1. Entenda o cliente para atendê-lo

Nem sempre o cliente sabe o que precisa. Nesses casos, o papel do vendedor é apresentar produtos e serviços que podem solucionar seus problemas atuais e que, ao mesmo tempo, não criarão problemas no futuro. Para tanto, é necessário:

  • estudo aprofundado do universo do público-alvo;
  • conhecimento dos produtos e serviços disponíveis.

Esses dois fatores demonstram para os clientes que o vendedor está pronto para atendê-lo e para ajudá-lo a tomar decisões concisas.

2. Estabeleça uma relação de confiança com o cliente

Se o vendedor consegue entender as necessidades do cliente e satisfazê-las, é bem provável que se torne referência para esse cliente, o que pode gerar um novo ciclo de vendas.

O retorno do consumidor é, inclusive, o sinônimo de sucesso nas vendas. Isso porque, se ele voltar, significa que durante o processo foi estabelecida uma relação de confiança. O segredo desta técnica são:

  • ser realista;
  • ser sincero;
  • ser honesto;
  • ter ética.

3. Adote diferentes posturas para cada situação

O vendedor de sucesso é aquele que se adapta às mais diversas condições, situações e perfis de clientes. Se ele consegue moldar seus comportamentos e suas atitudes de acordo com a personalidade de cada um dos clientes, tudo se tornará mais fácil nas negociações. O resultado, certamente, será a venda do produto ou serviço desejado.

4. Não subestime o cliente

Por maior que seja o conhecimento do vendedor sobre seus produtos e serviços, é importante que ele tenha em mente que, atualmente, os clientes têm acessos á fóruns, depoimentos, críticas em redes sociais etc. Ou seja, não é aconselhável subestimar ou enrolar os consumidores.

E, além desse conhecimento prévio, entenda que os consumidores também estão cada vez mais atentos e conscientes dos seus direitos e da potência de sua voz no mercado, por meio das redes sociais. Então, qualquer tentativa de fraude pode ser identificada rapidamente e facilmente difundida, causando grandes problemas.

A aplicação das melhores técnicas de vendas

Depois de ler as técnicas, você pode ter pensado: “mas eu sou ético, tenho conhecimentos sobre meus produtos, não subestimo meus clientes e, ainda assim, minhas vendas continuam estagnadas”. Calma, esse é um caso perfeitamente possível!  Isso porque, as técnicas precisam ser aplicadas agregando uma série de comportamentos. Dentre os quais destacamos:

  • linguagem corporal: não basta ser sincero, é preciso conversar olhando nos olhos do cliente, não cruzar os braços numa postura defensiva, estar com roupas limpas e alinhadas, falar de forma natural e direta;
  • ambiente organizado: a relação de confiança é estabelecida pela fala, mas também pela imagem que o ambiente passa. Por isso, mantenha-o limpo e organizado.

O conhecimento e as técnicas precisam ser constantemente renovados

Ao longo do tempo, as técnicas de vendas precisam ser constantemente revisitadas. Os princípios dificilmente se alterarão, mas a atuação do vendedor se altera. Por exemplo, com a tecnologia, é possível avisar aos clientes sobre a chegada de um produto que pode interessá-lo, fazendo com que ele retorne, algumas vezes, à loja. É preciso estar atento!

Gostou das nossas dicas sobre técnicas de vendas? Quer continuar aprendendo a lidar com o mercado? Então, acesse nosso conteúdo com 3 dicas infalíveis para aumentar suas vendas!

Compartilhar.

Deixe o seu comentário