Como limpar meu nome ? Saiba por onde começar !


Como limpar meu nome
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Como limpar meu nome ? Saiba por onde começar !

Como limpar meu nome – Não importa se você gastou mais do que ganhou, se extrapolou os limites de cartão de crédito e do cheque especial, pode ser que algo inesperado tenha acontecido, como a perda do emprego, uma doença e, então, você não teve condições de pagar suas dívidas.

Se seu nome foi para o SPC, independentemente do que tenha ocorrido, agora você deve estar se perguntando: “como limpar meu nome?”. O mais importante é você tentar colocar sua vida financeira em dia, reconhecendo e renegociando suas dívidas e, claro, esforçando-se para honrar seus novos acordos. Vamos lá?

1. Descubra se a dívida é sua

De repente, você tenta comprar algo e descobre que seu nome está sujo. Além do susto, você pode até sentir vergonha. O mais importante é sair imediatamente dali e ir um órgão que seja responsável pelo cadastro de consumidores inadimplentes, como a Associação Comercial ou a CDL, bastando informar o número do seu CPF.

Às vezes, pode acontecer de registrarem dívidas de homônimos ou pessoas que aplicam golpes podem ter feito compras fraudulentas usando os seus dados. Mas, se este não é o seu caso e você não é vítima de nenhuma injustiça, continue lendo o artigo.

2. Procure seus credores e assuma suas dívidas

Se você é um devedor, então o primeiro passo é reconhecer suas dívidas e mostrar a quem você está devendo que você está cheio de disposição para pagar. Ter essa atitude é fundamental para estabelecer os canais de negociação, pois a maioria das pessoas foge das dívidas. Por isso, não faça isso!

Consulta scp brasil

Consulta scp brasil

3 . Fique alerta aos avisos dos credores

É de praxe que as empresas enviem para os devedores cartas registradas pelo correio ou mesmo faça ligações telefônicas antes de registrar o nome das pessoas em órgãos como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa.

Fique alerta a esses prazos! Procure entrar em contato com a empresa e negociar antes que deixem o seu nome negativado. Mas, se seu nome foi parar nesses órgãos, então siga os próximos passos. Como limpar meu nome

4. Verifique seu orçamento antes de fechar acordos

Tenha uma atitude prudente e saiba até onde você pode comprometer a sua renda antes de fechar novos acordos com os credores. Nada de agir por impulso! Às vezes, as pessoas ficam tão ansiosas em limpar o nome, que acabam contraindo parcelamentos impossíveis de se cumprir e daí seu nome volta para o SPC tão rápido quanto saiu.

A regra é negociar e pechinchar ao máximo, pois eles também estão ansiosos para receber e oferecem flexibilidade em relação às tarifas, às taxas e aos juros. Faça o máximo para conseguir um bom acordo que caiba no seu bolso! Como limpar meu nome

5. Não conte com a prescrição da dívida

Muita gente acha que pode esperar as dívidas prescreverem. Mas fique esperto: dívidas não prescrevem! O prazo para cobrá-las é que prescreve. Se o credor não cobrar a dívida em cinco anos, então ele perde o direito de cobrar.

No Brasil, o Código Civil determina que o prazo máximo da permanência do nome do devedor, pela mesma dívida, é de no máximo cinco anos na listagem de maus pagadores.

Depois que você conseguir limpar o seu nome e tiver o seu crédito restabelecido, o ideal é se programar e fazer um controle melhor do seu orçamento. Hoje em dia, existem muitas planilhas disponíveis na internet e lembre-se: tenha sempre uma reserva financeira no caso de acontecer algum imprevisto. Como limpar meu nome

O que achou do nosso post? Compartilhe com a gente as suas opiniões nos comentários!

 

consulta spc brasil online

consulta spc brasil online

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta