Consulta Serasa: o que significa ficar o nome sujo?


Nome sujo serasa
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Consulta Serasa: o que significa estar com o nome sujo?

É comum ouvirmos alguém falar “não vou vender para fulano porque ele está com o nome sujo” na praça. Isso quer dizer que essa pessoa não é uma boa pagadora e que já ficou devendo nos estabelecimentos em que adquiriu algum produto ou serviço. Os comerciantes conseguem descobrir essa informação fazendo uma simples consulta no Serasa. Consulta Serasa 

No post de hoje, vamos explicar o que significa estar com o nome sujo e quais são as consequências disso. Também explicaremos como você pode descobrir se seu nome está sujo e evitar o constrangimento ao fazer uma compra e ela ser negada.

Nome sujo: o que isso significa?

Se uma pessoa está com o nome sujo, quer dizer que ela deixou de pagar alguma conta e o credor registrou o CPF no Serasa, que disponibiliza para os comerciantes uma lista de maus pagadores.

Assim, quando essa pessoa for realizar uma nova compra, o responsável pelo estabelecimento comercial pode realizar uma consulta Serasa e, ao ver que o cliente está com o nome sujo, pode negar a venda.

como consultas o spc e serasa

Consulta CPF spc e serasa

Serasa: o que é?

Trata-se de uma empresa privada reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor e que possui um amplo banco de dados de empresas e de cidadãos que possuem dívidas não quitadas ou vencidas, além de cheques sem fundo e registros de protestos de títulos.

Os estabelecimentos comerciais, bancos e empresas em geral podem contratar os serviços do Serasa para terem à sua disposição o cadastro de pessoas e de organizações inadimplentes, evitando assim vendas a prazo para maus pagadores.

Em que situações uma pessoa fica com o nome sujo?

A situação que mais faz com que as pessoas fiquem com o nome sujo é o não pagamento de dívidas em lojas ou em outros estabelecimentos comerciais. Isso pode acontecer até mesmo por esquecimento. É por isso que ficar de olho no vencimento de suas prestações é importante, pois basta que o lojista acione o Serasa para que seu nome fique sujo na praça.

Passar cheque sem fundo também faz com que seu nome seja incluído no cadastro do Serasa. Basta que um cheque emitido por você volte duas vezes para que o banco automaticamente inclua seu nome na lista de maus pagadores.

Quando você deve para alguém e o credor registra a dívida no cartório em forma de protesto, seu nome também é incluído no Serasa automaticamente.

Ao não pagar impostos como IPTU, IPVA e Imposto de Renda, os órgãos públicos que não receberam esses pagamentos também podem incluir seu nome no Serasa.

Outra situação que leva a ter nome sujo é quando você se torna fiador de alguém que não paga a dívida devida. Imagine, por exemplo, que uma pessoa solicitou um empréstimo e você foi o fiador dela. Ela, entretanto, teve dificuldades em pagar a dívida que, devido ao contrato de fiação, passou a ser de sua responsabilidade. Caso você acabe também não pagando a dívida, você também é considerado inadimplente, o que leva seu nome diretamente para o Serasa.

Quem tem — ou tinha — uma empresa que pediu falência e não arcou com suas despesas devidas configura outro caso de entrada nesse cadastro. Assim como quem é alvo de uma disputa judicial, como a penhora.

Casos menos comuns, entretanto, envolvem dívidas inexistentes. Isso acontece quando a empresa registra junto ao Serasa que você possui uma dívida que não foi paga. Nesse caso, seu nome será incluído da mesma forma no cadastro e caberá a você entrar em contato com a empresa credora para retirar o seu nome, caso ele tenha sido colocado lá indevidamente.

consulta spc e serasa

Consulta spc e serasa

Como descobrir se estou com o nome sujo?

É possível descobrir se você está com o nome sujo gratuitamente indo pessoalmente a uma agência do Serasa ou, então, emitindo uma procuração ou carta registrada para a instituição.

Existem ainda estabelecimentos comercias que cobram um pequeno valor para realizar a consulta para você de forma fácil e rápida, sem que você precise esperar por dias até ter o resultado em mãos. Somente uma consulta serasa, vai mostrar se você está negativado no banco de dados da Serasa. 

Com essa consulta, você vai ter uma visão completa de tudo que está fazendo com que o seu crédito seja negado em uma série de oportunidades diferentes. Além disso, a consulta também facilita o contato com credores e uma possível negociação.

O que fazer se eu estiver com o nome sujo, uma Consulta Serasa ?

Caso você seja notificado ou descubra que está com o nome sujo, a primeira coisa a fazer é reconhecer ou não a dívida. Identifique a empresa, confira o valor, a data do débito não pago e saiba se a dívida é legítima. Caso seja fruto de uma ação judicial ou de um cheque sem fundos, por exemplo, você precisa garantir que não houve nenhum erro na inclusão.

Em seguida, você deve entrar em contato com a empresa. Normalmente, a consulta de débitos já fornece com quem você precisa entrar em contato, caso aplicável. Fique por dentro de como é feita a quitação de dívidas e a limpeza do nome e confronte essas informações com o seu orçamento.

Nessa etapa, é importante que você se planeje muito bem porque uma inadimplência no pagamento das dívidas levará seu nome novamente para esse cadastro. Depois, dê início a uma negociação de prazos, condições ou valores das dívidas. Geralmente, após o primeiro pagamento, o seu nome já é retirado da lista e deixa de estar sujo.

Caso o processo envolva provar que a dívida não é sua, você vai precisar reunir provas de que não efetuou a compra ou que não contraiu a dívida. É o caso de provar que ocorreu uma falsificação de assinatura ou roubo de dados pessoais, por exemplo. Nesse caso, geralmente, você sai da lista de devedores sem precisar quitar a dívida pelo fato de ela não ser sua.

No geral, esse processo é um pouco mais complexo e exige apoio jurídico, como de um advogado especializado em fraudes, por exemplo. Nas outras situações, você mesmo pode negociar com seus credores em busca de um nome limpo.

Uma vez que seu nome esteja fora do cadastro, você volta a ter crédito na praça e pode aproveitar os benefícios de um nome sem débitos.

Agora que você já sabe o que significa estar com o nome sujo, basta se programar e fazer todos os seus pagamentos em dia para evitar passar por constrangimentos quando for comprar algo e o vendedor da loja fizer uma consulta Serasa.

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

Consulta serasa e spc

Consulta serasa e spc

 

 

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta