Consultar CNPJ – Veja como regularizar e consultar CNPJ do seu negócio!


nome no Serasa
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Consultar CNPJ – Veja como regularizar e consultar CNPJ do seu negócio!

Consultar CNPJ – O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento essencial para abertura e formalização de uma empresa. Assim como o CPF para as pessoas físicas, ele serve para identificar empresas e garantir que elas estejam operando dentro das condições legais. Para quem possui um negócio e deseja formalizá-lo, é muito importante saber como regularizar e consultar o CNPJ de sua empresa.

Uma das vantagens da regularização é a facilidade para obter crédito. Como pessoa jurídica, o empresário pode dar mais garantias às instituições financeiras, caso precise, por exemplo, realizar reformas ou expandir o negócio. Assim, ele consegue taxas de juros menores do que nas operações em seu CPF.

Outro ponto positivo é a facilidade de operação. Com o CNPJ de sua empresa regulamentado, é possível emitir notas fiscais e abrir uma conta jurídica para melhorar a gestão financeira.

Para saber como regularizar e consultar o CNPJ da empresa, continue a leitura!

consulta spc

consulta spc

Como regularizar o CNPJ de sua empresa?

A maneira mais rápida de obter o documento para o seu negócio é no site da Receita Federal. Dessa forma, é possível obter o CNPJ de sua empresa com menos burocracia. Confira o passo a passo a seguir:

Baixe o Gerador de Documentos de CNPJ no site da Receita. Após o término do download, instale o programa em seu computador.

Agora, o empresário deve preencher a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ), assim como o Quadro de Sócios e Administradores (QSA). Nessa etapa, são solicitados alguns dados importantes sobre sua empresa, como:

  • a razão social;
  • os responsáveis pela gestão da empresa;
  • os sócios;
  • a participação de cada um no negócio.

Depois do envio dessas informações, é emitido um recibo de entrega, que precisa ser guardado. Por meio dele, você pode consultar o andamento do pedido. Se tudo der certo, ocorre o redirecionamento automático para a página de impressão do Documento de Entrada ao CNPJ.

Com os documentos em mãos, chegou o momento de reconhecer a firma e encaminhá-la para uma unidade de cadastro informada no fim do processo de cadastro no programa da Receita Federal. Todo o processo pode ser feito via Correios.

Depois de enviar os documentos, há um prazo de 05 a 30 dias para obter o CNPJ de sua empresa. No site da Receita, você também pode acompanhar o andamento da solicitação do documento.

Como consultar o CNPJ de sua empresa?

Depois de receber os números, você pode retornar ao site da Receita Federal para consultar o CNPJ de seu negócio. Entre na página Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no site da RF e, em seguida, insira o número do CNPJ de sua empresa.

Depois, digite os caracteres do captcha e clique em Consultar. Na página a seguir, você tem acesso a todas as informações relacionadas ao documento. Caso haja algum erro, há também as possíveis soluções para regularizar o CNPJ de sua empresa.

Depois de aprender como regularizar e a consultar o CNPJ, chegou a hora de preencher os formulários e dar entrada no processo de legalização de seu negócio. Caso encontre alguma dificuldade, é aconselhável procurar pelos serviços de consultoria de algum contador que seja de sua confiança.

recarga

recarga

Como a negativação do CNPJ prejudica as empresas?

Muitas empresas acabam com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito — como SPC, SERASA e SCPC — por conta de empréstimos e de uma gestão financeira ineficiente, na maior parte dos casos. Existem situações nas quais os empreendedores não fazem ideia de que o CNPJ de seu negócio está negativado.

Isso pode afetar diretamente os resultados da empresa, pois, entre outras consequências negativas, a organização passa a ter problemas de relacionamento com seus clientes e fornecedores. Ao saber que determinada empresa não cumpre com suas obrigações e, por isso mesmo, está com o cadastrado negativo na praça, a credibilidade sofre um forte abalo. O que compromete as receitas do negócio.

Entre as consequências negativas mais prejudicais às empresas e aos empreendedores, podemos citar:

Dificuldade em conseguir empréstimos

Muitas vezes, é preciso recorrer a empréstimos para financiar uma reforma, uma expansão ou qualquer outra atividade dentro da organização. Com o CNPJ de sua empresa negativado, o empreendedor encontra bastante dificuldade para conseguir realizar empréstimos com bancos e instituições financeiras.

Com perda de crédito, a empresa minimiza as possibilidades de oferecer garantias para investidores e instituições financeiras, e fica com opções limitadas de financiamento, o que pode afetar sua estabilidade.

Maior dificuldade em operar

Com o CNPJ negativado, o empreendedor encontra mais dificuldades e desafios em aumentar as vendas, crescer e prosperar. Isso porque a confiança entre a empresa, clientes e fornecedores fica diretamente abalada.

Sem a possibilidade de emitir nota fiscal, a empresa passa a perder o ar de profissionalismo essencial para grande parte dos clientes. Já a ausência de crédito no mercado pode fazer com que revendedores e parceiros comerciais parem de fazer negócios com a organização devedora.

Afinal de contas, ninguém gosta de fazer parcerias e operar com organizações que possuem um histórico de dívidas não pagas.

Maiores problemas com a fiscalização

Não existe nada pior para o ambiente de uma empresa do que viver sob o risco de ser “pega” pela fiscalização a qualquer momento. Isso acontece quando o empreendedor sabe que o CNPJ está negativo e mesmo assim continua com as operações de forma ilegal.

Além de aplicação de multa, a empresa pode correr o risco de ter as suas operações encerradas, até que a situação seja regularizada. Consultar CNPJ

Perda de clientes

Com a confiança abalada, é normal que uma empresa com a situação irregular perca contratos e, consequentemente, clientes. Mediante a possibilidade de a empresa negativada não cumprir com suas obrigações, clientes são naturalmente inclinados a encerrarem todas as relações comerciais com a organização.

Em vez de seguir o processo natural de atrair clientes, a negativação vai afastá-los, afinal ninguém quer correr o risco de ter relações comerciais com uma organização inadimplente. Consultar CNPJ

Chances de fechar as portas

E, como uma das piores consequências, podemos citar a possibilidade de sua empresa/empreendimento fechar as portas por conta da negativação do CNPJ.

Caso ela esteja funcionando de maneira irregular, há chances de ser obrigada a encerrar as atividades até a regularização do documento. O que pode trazer uma série de prejuízos — incluindo, até mesmo, a falência do negócio.

E você já tentou consultar o CNPJ de sua empresa? Teve dificuldades em fazer o passo a passo? Compartilhe sua experiência com a gente. Deixe um comentário! Consultar CNPJ

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Existem 1 Comentário On This Article.

Deixe uma resposta