Veja como regularizar e consultar o CNPJ de seu negócio


consultar o CNPJ
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Veja como regularizar e consultar o CNPJ de seu negócio

Consultar o CNPJ – O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento essencial para abertura e formalização de uma empresa. Assim como o CPF para as pessoas físicas, o documento serve para identificar empresas e garantir que elas estejam operando dentro das condições legais. Para quem possui um negócio e deseja formalizá-lo, é muito importante saber como regularizar e consultar o CNPJ de sua empresa.

Uma das vantagens da regularização é a facilidade em obter crédito. Como pessoa jurídica, o empresário poderá dar mais garantia às instituições financeiras, como no caso da necessidade de realizar reformas ou expandir o negócio. Outro ponto positivo é a facilidade de operação. Com o CNPJ de sua empresa regulamentado, será possível emitir notas fiscais e abrir uma conta jurídica para melhorar a gestão financeira.

Para saber como regularizar e consultar o CNPJ da empresa, continue a leitura!

consulta spc

consulta spc

Como regularizar o CNPJ de sua empresa

A maneira mais rápida de obter o documento para o seu negócio é no site da Receita Federal. Dessa forma, é possível obter o CNPJ de sua empresa com menos burocracia. Confira o passo a passo a seguir:

  • Faça o download do Gerador de Documentos de CNPJ no site da Receita, por meio desse link. Após o término do download, instale o programa em seu computador.
  • Agora o empresário deverá preencher a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCJP), assim como o Quadro de Sócios e Administradores (QSA). Nessa etapa, são solicitados alguns dados importantes sobre sua empresa, como a razão social, quem são os responsáveis pela gestão da empresa, quem são seus sócios e qual é a participação de cada um no negócio.
  • Após o envio dessas informações, o empresário receberá um recibo de entrega, que deverá ser guardado, pois por meio dele será possível consultar o andamento do pedido. Se tudo der certo, o empresário é redirecionado para uma página onde será possível imprimir o Documento de Entrada ao CNPJ.
  • Com os documentos em mãos, chegou o momento de reconhecer a firma e encaminhá-la para uma unidade de cadastro informada no fim do processo de cadastro no programa da Receita Federal. Todo o processo pode ser feito via Correios.
  • Depois de enviar os documentos, há um prazo de 05 a 30 dias para o empresário obter o CNPJ de sua empresa. Para acompanhar a solicitação do documento pela Internet, utilize essa página.

Como consultar o CNPJ de sua empresa

Depois de receber os números, chegou a hora de acessar (novamente) o site da Receita Federal para consultar o CNPJ de seu negócio. Entre na página Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no site da RF e, em seguida, insira o número do CPNJ de sua empresa.

Depois, insira os caracteres do captcha e clique em Consultar. Na página a seguir, serão mostradas todas as informações relacionadas ao documento consultado. Caso haja algum erro, nessa página serão mostradas as possíveis soluções para regularizar o CNPJ de sua empresa.

Depois de aprender como regularizar e a consultar o CNPJ, chegou a hora de preencher os formulários e dar entrada no processo de legalização de seu negócio. Caso encontre alguma dificuldade, é aconselhável procurar pelos serviços de consultoria de algum contador que seja de sua confiança.

E você, conseguiu obter o CNPJ de sua empresa? Quanto tempo levou? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

maquina de recarga

maquina de recarga

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta