É preciso fazer consulta de crédito mesmo para pequenas compras?


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Há quem acredite que fazer consultas de crédito só é um procedimento importante para grandes empresas ou em casos de compras de mais alto valor. No entanto, mesmo aqueles lojistas que comercializam produtos de custo reduzido — e, portanto, lucram no volume de vendas — não só podem como devem utilizar essa ferramenta. Afinal de contas, evitar a inadimplência é garantir uma maior lucratividade no final do mês e bem menos dor de cabeça! E se você pensa que a consulta de crédito é um processo lento, caro e complicado, saiba que existem excelentes sites, parceiros do Serasa, que existem exatamente para facilitar e muito esse serviço. Ainda não está convencido de que investir na consulta de crédito é um bom negócio? Então confira o nosso post:

Conheça seu comprador

A primeira vantagem da consulta de crédito é, justamente, descobrir se um possível comprador tem o nome inserido em um sistema de proteção de crédito. Durante a consulta, é possível saber onde determinada dívida foi contraída e, em alguns casos, até mesmo o valor do débito. Dessa forma, sua loja pode descobrir se está lidando com um bom ou um mau pagador.

Fuja do cheque voador

Quando um cliente deseja fazer o pagamento de uma compra de pequeno valor com um cheque, todo lojista já fica com uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Será que é uma fraude? Será que o cheque terá fundos? Mas caso você não queira perder o cliente ao negar essa venda e, ao mesmo tempo, ter certeza de que não está diante de um cheque voador, faça a consulta de crédito! Por meio de uma rápida análise já é possível conferir se o cheque é de boa procedência, bastando digitar número da conta, agência e banco do cliente.

Premie bons pagadores

Uma boa maneira de fidelizar clientes é oferecer vantagens como melhores condições de pagamento ou mesmo um pequeno brinde para quem nunca deu nenhum tipo de trabalho no quesito quitação de vencimentos. E quem tem um empreendimento próprio sabe bem: por menor que seja o valor do produto vendido, sempre vai existir aquele cliente pedindo um descontinho ou um parcelamento mais camarada. Pois você pode atrelar o oferecimento dessas vantagens a um nome limpo! Assim, se seu cliente não tem o nome listado em nenhuma rede de proteção de crédito, você terá mais segurança de que ele é um bom pagador e honrará seu compromisso. Ele, por sua vez, adorará receber uma pequena vantagem, passando a se mostrar mais disposto a voltar a fazer negócios com você. Se todos saem ganhando, por que não implementar essa novidade?

Ajude seus clientes

Pode parecer mentira, mas a verdade é que muitas pessoas simplesmente desconhecem suas dívidas e acabam tendo o nome incluindo em listas de maus pagadores por pura displicência. Quem nunca mudou de endereço e se esqueceu de alterar o cadastro junto a determinado credor? Resultado: as dívidas chegam e são cobradas sem que o devedor sequer saiba de sua existência! Assim, quando um cliente tenta fazer aquela comprinha simples no seu negócio mas acaba tendo o pedido de crédito negado, pode descobrir, naquele momento, um problema que deve ser resolvido o quanto antes.

Agora que você certamente está pensando em implantar um sistema para a consulta de crédito no seu negócio, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas e expectativas!

 

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