8 dicas infalíveis para otimizar o lucro da sua loja

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Venda de recarga de celular

8 dicas infalíveis para otimizar o lucro da sua loja

Lucro da sua loja – Otimizar o lucro da loja é um dos objetivos principais de todo comerciante, não é mesmo? Isso porque, além de trazer mais dinheiro para o bolso do empresário, é sinal de que o estabelecimento está crescendo e vendendo mais.

No entanto, para alcançar esse objetivo, não basta apenas sonhar. É preciso realizar ações estratégicas e pontuais para trazer mais pessoas ao ponto de venda, fazê-las comprar mais e, depois, reter esses clientes. Por isso, neste post listamos oito dicas para ajudar no sucesso do seu negócio. Boa leitura!

1. Treine sua equipe

É praticamente impossível se tornar um empresário bem-sucedido por conta própria. Para obter sucesso e otimizar o lucro da loja, é necessário contar com uma equipe qualificada e que esteja com os objetivos alinhados aos seus.

Por isso, a primeira dica é treinar os funcionários, deixando-os preparados para atender os clientes, resolver problemas, vender mais e tornar os negócios cada vez mais recorrentes. Para isso, invista em cursos, palestras e reuniões e acompanhe a equipe de perto.

2. Melhore a gestão de Recursos Humanos

Todo empresário sabe o quanto as despesas com rescisões de contrato de trabalho pesam no orçamento. Além do valor financeiro, existe o custo de tempo e produtividade para treinar um novo funcionário e esperar que ele consiga estar completamente adaptado às rotinas de sua função.

Pensando nisso, torna-se essencial a preocupação em contratar pessoas realmente comprometidas e mantê-las motivadas no emprego. Sendo assim, se dedique ao máximo no processo seletivo e procure oferecer diferenciais que estimulem as pessoas a realizarem um bom trabalho e permanecerem na sua equipe.

Exemplos de como fazer isso são treinamentos constantes, tratamento justo e educado, ambiente colaborativo, ferramentas de trabalho adequadas e de boa qualidade.

3. Reduza pequenos gastos

Você já parou para analisar o impacto de economia no simples hábito de apagar as luzes em ambientes que não estão sendo utilizados? Pode parecer pouco, mas pequenas atitudes conscientes como essa fazem diferença nos custos de qualquer negócio.

Além da energia elétrica, o consumo de água, material de escritório e de limpeza, quando não é realizado de maneira correta, pode se tornar vilão nas finanças.

Pra começar, é imprescindível manter um controle rigoroso e atualizado de todas as contas periodicamente. Dessa maneira, será possível identificar oscilações de valores que possam indicar algum problema ou desperdício a ser evitado.

Outro ponto é estar realmente atento aos detalhes da rotina e dos processos de trabalho. Com esse olhar crítico você e sua equipe conseguirão prever oportunidades de economia.

4. Organize o estoque

boa gestão de todos os setores da empresa é questão de sobrevivência. Manter um estoque organizado é vital para o varejo e pode trazer diferentes benefícios.

Inicialmente, a produtividade aumenta quando todos os produtos estão armazenados de forma coerente e estratégica, facilitando a localização e o manuseio por parte dos funcionários.

Há, inclusive, a questão financeira, já que uma boa gestão de estoque evita que alguns itens permaneçam estocados por muito tempo (se tornando sinônimo de dinheiro parado) ou que algum produto falte na prateleira (ocasionando perda de venda).

A falta de organização no estoque também pode representar prejuízo quando produtos são armazenados incorretamente ou, não respeitando a velocidade de giro, acabam perdendo a validade e deteriorando antes de chegarem ao ponto de venda.

5. Negocie melhor com fornecedores

Conseguir grandes descontos em compras de pequeno ou médio volume nem sempre é fácil. Mesmo assim, é preciso sempre procurar a melhor negociação possível com os fornecedores.

Uma maneira de conseguir isso, é concentrar ao máximo a compra em apenas um pedido de um único fornecedor. Dessa maneira, o valor da negociação atinge seu maior potencial e é possível tentar alguma vantagem de desconto ou facilidade no pagamento de acordo com sua necessidade.

Porém, para que essa prática seja possível, deve haver um bom controle de estoque e previsão de vendas. Caso contrário, sua loja corre o risco de sofrer com rupturas na gôndola.

6. Aprenda a reter os clientes

Vender para clientes já fidelizados ao seu negócio é muito mais fácil e lucrativo do que vender para pessoas que ainda não conhecem os produtos ou serviços que você oferece. Por isso, trabalhar na retenção de clientes é fundamental.

O principal motivador para que uma pessoa volte a comprar no mesmo lugar é o bom atendimento. Mas isso não quer dizer que outros fatores devam ser desconsiderados.

O pós-venda é algo muito importante e pode ser um diferencial em relação à concorrência, mas você também deve usar a criatividade. Brindes, descontos, promoções e outras ideias são bem-vindas.

7. Ofereça um ambiente agradável

Independentemente da área e do local de compra, o cliente nem sempre quer só adquirir um produto ou serviço. Mais do que isso, ele busca uma boa experiência. E essa experiência pode ser trabalhada em detalhes que, juntos, vão resultar no encantamento do comprador.

Oferecer um ambiente agradável ao cliente é uma boa prática porque, além de fazê-lo passar mais tempo dentro da loja, ajuda a garantir que volte a comprar nela. Para tanto, invista na decoração, na climatização, na sonorização e em outros fatores que façam o comprador se sentir melhor dentro do estabelecimento do que na rua, por exemplo.

8. Diversifique os serviços oferecidos

Por que atuar na venda de apenas um produto ou serviço se você pode oferecer vários deles? Uma boa dica é oferecer o serviço de recarga para celular. Além de não demandar um grande investimento, essa é uma maneira interessante de atrair clientes, incentivando-os a olhar e adquirir outros produtos.

Disponibilizar ao cliente essa comodidade é uma maneira de conquistar fidelização, já que ao encontrar tudo o que precisa em um mesmo lugar a tendência é voltar com maior frequência e, consequentemente, gastar mais.

Importante, porém, é você contar com a parceria de uma empresa especializada nesse tipo de serviço para receber o suporte necessário e receber as melhores orientações de como potencializar o negócio.

Resumindo, melhorar a organização, o preparo da equipe, o ambiente da loja e a diversidade de serviços oferecidos, são maneiras de melhorar os resultados. Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer diferenciais é a chave para o sucesso.

Com ações como as que citamos nesse post, bem planejadas e que não demandam um investimento muito alto, é possível otimizar o lucro e fazer seu negócio crescer. Quer conhecer mais dicas para alavancar as vendas de sua loja? Então, nos siga no Twitter e Facebook e fique por dentro das novidades!

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