Nome está sujo no SPC – 3 passos para ver se o nome está sujo no SPC


Nome está sujo no SPC
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Nome está sujo no SPC – 3 passos para ver se o nome está sujo no SPC

Nome está sujo no SPC – Para muita gente, SPC já se tornou sinônimo de algo ruim, algo que todos tentam ao máximo evitar. Entretanto, apesar de ser mais do que uma simples maneira de “ver se o nome está sujo”, esta ferramenta já possui sua fama amplamente divulgada e estabelecida, sendo poucos os que sabem ao certo do que se trata esta sigla e muito menos de como acontece seu funcionamento.

Visando auxiliar exatamente estas pessoas, decidimos escrever o post de hoje. Sabe o que é o SPC? Sabe como realizar uma consulta para saber se seu nome consta neste banco de dados? Não? Então, deixa que a gente te explica.

consulta spc e serasa

consulta spc e serasa

O que é o SPC?

Sigla para Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC se trata de uma empresa privada que faz a gestão de um banco de dados pertencente à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. O principal objetivo deste banco de dados é que lojistas de todo o país troquem informações entre si, de modo a proteger suas operações comerciais no que diz respeito à oferta de crédito aos consumidores e às vendas a prazo.

Entretanto, apesar de ser de origem privada, todo este banco dados é de consulta pública e regulado segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Como consultar seu nome no SPC?

Existem duas maneiras distintas de consultar se seu nome está cadastrado no SPC, sendo uma delas virtualmente e a outra, claro, presencial. Confira a seguir um passo a passo de cada uma destas opções.

Consulta Presencial

  1. Para quem escolhe realizar a consulta presencialmente, o primeiro passo é identificar qual posto de consulta pode te atender melhor. Caso você não conheça os locais de consulta do SPC em sua cidade, uma boa opção é acessar este link — nele, constam todos os postos de atendimento no país.
  2. No segundo passo, você deverá providenciar um documento original com foto para fim de comprovação de sua identidade como, por exemplo, carteira de trabalho, passaporte, carteira de motorista ou carteira de identidade com CPF. Outra pessoa também pode realizar uma consulta em seu nome, mas, para tal, será necessário uma procuração e a apresentação de algum dos documentos oficiais citados acima de ambos.
  3. Por fim, escolhida a unidade e com a documentação em mãos, basta apenas comparecer ao posto de atendimento. A consulta é realizada na hora, sem agendamento e de maneira gratuita.

Consulta virtual

  1. Para a consulta virtual, antes de qualquer coisa, é necessário realizar seu cadastro no site oficial do SPC, que pode ser acessado neste link.
  2. Em seguida, como a consulta online não é gratuita, é necessário que você vá até a loja virtual do SPC — que pode ser acessada neste link — e faça uma compra de créditos. Entretanto, antes de comprar seus créditos, confira, no mesmo link, qual o preço do serviço desejado. E preste bastante atenção: não existe consulta online gratuita ao SPC. Caso você receba algum e-mail ou mensagem lhe oferecendo tal serviço de forma gratuita, ignore-o prontamente, pois se trata de algo ilegal e que visa prejudicar você de alguma forma.
  3. No terceiro e último passo, você deverá simplesmente optar pela consulta simples ou completa, sendo a segunda opção disponível apenas para empresas.
Como fazer consulta no SPC

Consulta SPC brasil

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, ou você possua algo que julgue necessário ser acrescentado ao post, deixe seu comentário — ele será extremamente bem-vindo!

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Post Tags:

Deixe uma resposta