O que é análise de crédito e como funciona?


O que é análise de crédito
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

O que é análise de crédito e como funciona?

O que é análise de crédito – O Brasil atravessa um período de notável turbulência financeira. A economia em crise se reflete em prejuízo para as organizações, que precisam redobrar os cuidados. É o momento de tomar certas precauções, a fim de conhecer melhor seus clientes e determinar onde é válido fazer certos investimentos. Por isso, vale contar com a análise de crédito como um efetivo de segurança. Para entender o que é análise de crédito e como ela pode ser benéfica para sua empresa, acompanhe nosso post de hoje!

como consultas o spc

Consulta CPF

O que é análise de crédito?

Imagine a seguinte situação: dois amigos pedem dinheiro a você. Um deles é conhecido por solicitar empréstimos aos amigos e tem fama de atrasar os pagamentos ou mesmo deixar de acertar as dívidas. O outro é responsável e não deixa de quitar suas pendências financeiras. Se estiver em suas mãos, optar, para qual desses amigos você faria o empréstimo? Provavelmente para o segundo, certo? E isso acontece porque você fez uma análise de crédito.

É claro que a análise de crédito feita em uma relação informal não funciona da mesma maneira quando falamos de uma empresa. Mas vale ressaltar que ela tem o mesmo princípio em ambas das situações: serve para verificar os riscos e evitar a perda de capital.

O que é análise de crédito em uma empresa?

É coisa do passado considerar o processo de análise de crédito como uma simples despesa dentro de uma empresa. Mais do que uma ação dispendiosa, realizar essa fiscalização é um investimento importante, em especial nesse momento de intensa crise financeira no Brasil.

Como tendência global, os governos vêm facilitando ofertas de crédito para empresariados, já que as organizações são grandes geradoras de emprego. Com esse estímulo em vista, as empresas podem repassar o crédito para a clientela. Isso significa um fluxo de vendas maior, o que é de extrema importância, especialmente em momentos de baixa rentabilidade.

Esse fluxo de vendas crescente também apresenta um aspecto negativo: o risco de inadimplência. A análise de crédito evita que clientes deixem de arcar com suas dívidas. Para isso, checa o histórico do consumidor e identifica seus hábitos de pagamento.

Conceder crédito é uma alavanca para o sucesso da empresa. Fornecer crédito a pessoas físicas ou jurídicas impulsiona o crescimento da organização, melhorando a saúde financeira — essencial em tempos de crise.

Quais as fases da análise?

Normalmente, a análise de crédito se divide em 5 fases:

Solicitação de dados cadastrais

Nessa etapa, são pedidos os dados do solicitante do crédito para fins cadastrais, como nome, carteira de identidade, CPF, local e data de nascimento. Os dados de contato do solicitante e sua comprovação de renda também são apresentados nessa fase.

Checagem das restrições

Com os dados cadastrais em mãos, a empresa inicia a avaliação de crédito e verifica se o solicitante tem algum pagamento em pendência com a própria organização ou com outros credores.

consulta cnpj

consulta cnpj

Análise do perfil de crédito

Aqui, a empresa avalia se o perfil de crédito do solicitante está de acordo com sua política. O perfil é analisado por uma técnica estatística conhecida como score de crédito.

Estudo do comprometimento da renda

Se todas as etapas até então forem bem-sucedidas, a empresa verifica se as parcelas do empréstimo cabem no bolso do solicitante. Para isso, a parcela a ser paga não pode ultrapassar certo percentual do salário do solicitante — a porcentagem varia de acordo com a empresa que libera o crédito, geralmente ficando entre 20% e 30%.

Análise documental

A instituição, agora, pede ao solicitante que apresente seus documentos de identificação, comprovantes de renda e de residência e demais informações necessárias.

Quando se destina crédito a uma empresa, o processo é muito semelhante, diferindo-se os montantes envolvidos na transação e os documentos solicitados.

Agora você sabe o que é análise de crédito e como ela funciona, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Para receber mais conteúdo relevante e manter sua empresa atualizada, assine nossa newsletter!

 

recarga

recarga

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Existem 2 Comentários On This Article.

Deixe uma resposta