Saiba o que é o SPC e como ver a sua situação diante do órgão


o que é o SPC
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Saiba o que é o SPC e como ver a sua situação diante do órgão

Oque é o SPC ?A sigla SPC se tornou muito comum nas rodas de conversa e sempre é lembrada quando se fala em nome sujo. Quando alguém deixa de pagar uma dívida, fala-se que o nome foi para lá. Mas você sabe mesmo o que é o SPC?

Ao lado da Serasa Experian e do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito, administrado pela Boa Vista Serviços), o SPC é conhecido por aqueles que, infelizmente, não conseguiram quitar débitos com lojas ou bancos, por exemplo. E esses devedores ficam negativados, ou seja, impedidos de fazer compras parceladas ou obter empréstimos.

Para que você não faça parte dessa estatística, veja o que é o SPC e como ver a sua situação diante do órgão.

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é o sistema de dados das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). É um banco com informações sobre crédito, alimentado por associações comerciais e outras CDLs do país.

Esse sistema auxilia as empresas na tomada de decisões para conceder crédito aos consumidores, além de oferecer às pessoas físicas a chance de consultar débitos e iniciar negociações com as empresas que devem.

Criado em 1955 por um grupo empresarial, o SPC conta atualmente com 1,2 milhão de empresas usufruindo de seus serviços, segundo a entidade.

Ela tem acesso às informações de 180 milhões de CPFs no país, e mais de 50 milhões de consultas são feitas mensalmente, de acordo com reportagem da EXAME.com. 57 milhões de consumidores estão com o nome sujo, segundo a publicação.

Como saber se meu nome está no SPC?

Antes de tudo, é fundamental saber que não é preciso pagar intermediários para limpar o seu nome. Muitos golpistas afirmam ajudar negativados a quitar dívidas, mas os consumidores podem fazer tudo por conta própria, sem fazer o pagamento a terceiros.

Tanto a consulta ao SPC quando a negociação com a empresa na qual existe o débito são feitas de forma gratuita. O único valor a ser pago se refere à dívida.

Agora, veja o que você deve fazer para verificar a situação do seu nome perante o SPC:

consulta spc

como fazer consulta spc e serasa

Pela internet

Se quiser consultar pela internet, no site da SPCNet, é preciso comprar créditos. A partir de R$ 6,01 por consulta, é possível conferir a situação de um CPF ou CNPJ.

Outros serviços, como consulta a veículos e localização de empresas e pessoas também estão disponibilizadas na página, com custos.

Presencialmente

A consulta presencial é gratuita e deve ser feita em um dos postos de atendimento oferecidos pela entidade. Você deve levar o CPF original e um documento original com foto.

Ao fazer a consulta, você receberá um extrato no qual constará o valor da dívida e, principalmente, o nome e o contato da empresa que enviou o seu nome para o serviço. Com essas informações, você pode (e deve!) entrar em contato com a empresa e iniciar uma renegociação, de modo a quitar esse débito.

Depois de quitar a dívida, a companhia tem até 5 dias para retirar o seu nome do SPC.

Agora que você já sabe o que é o SPC, que tal ajudar outras pessoas a verificar sua situação diante do órgão? Compartilhe este texto nas redes sociais!

consulta spc

consulta spc

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Post Tags:

Deixe uma resposta