Precificação – Como aplicar inteligência na sua precificação?


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Precificação – Como aplicar inteligência na sua precificação?

Precificação – A precificação adequada é fundamental para aumentar as vendas e os lucros de uma empresa. Contudo é necessário fazer um monitoramento constante para precificar de forma inteligente, isto é, fazer um reajuste automático dos preços baseado no custo e disponibilidade do produto ou serviço no mercado.

Por exemplo: se o seu produto é mais caro que a média, seu negócio terá uma perda de clientes, desinteressados em pagar por ele. Por outro lado, se o preço for muito barato, ele ficará defasado, trará uma margem de lucro muito abaixo do esperado e poderá até mesmo fazer com que o consumidor tenha uma imagem negativa da qualidade.

Para que isso não ocorra é importante acompanhar em tempo real as informações do próprio produto e dos concorrentes para tomar decisões de forma automática, alterando os preços de maneira dinâmica por meio de critérios pré-definidos.

E para que você possa aplicar essa inteligência na precificação do seu negócio, trazemos neste artigo alguns pontos que devem ser levados em conta.

Invista em um software de precificação

Fazer a precificação inteligente manualmente é difícil, portanto é importante fazer o investimento em um programa específico para isso em que seja possível automatizar o processo e criar regras que determinem as mudanças de preços.

Tenha exclusividade de estoque

Caso os seus concorrentes fiquem com indisponibilidade de estoque, quem os seus clientes vão procurar? Você. Por isso, configure o aumento de preço quando a concorrência não tiver disponível o produto que a sua loja oferece. Esse é o momento de lucrar mais, já que o público não terá outra opção para recorrer.

Mantenha os preços abaixo da concorrência

Por outro lado, se os consumidores puderem escolher entre você e seus concorrentes que dispõem do mesmo produto ou serviço, o preço poderá ser um fator determinante. Logo, é recomendável que o seu seja mais barato.

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Monitore os seus diferenciais e dos concorrentes

Fique atento aos diferenciais oferecidos pela concorrência: frete grátis, desconto para pagamento à vista, parcelamento sem juros no cartão de crédito, entre outros. Essas ações são feitas para atrair o consumidor oferecendo a ele uma vantagem na hora da compra, portanto, se o seu concorrente está usando essa tática, é recomendável que você use também.

Faça campanhas no Google Adwords e Facebook Ads

Outra dica muito útil é armar campanhas nessas duas mídias quando algum produto estiver indisponível na concorrência. Aumente a verba dos anúncios no Google Adwords ou no Facebook Ads para ganhar mais destaque e fazer mais vendas no meio digital. E quando um produto estiver em falta, faça o contrário: dê baixa nos anúncios ligados a ele.

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Confira outros canais em que seu negócio precisa estar

É interessante fazer uma lista desses canais e cadastro em todos eles. Caso alguns tenham campo de preço, esses também deverão entrar na sua estratégia de precificação.

Seguindo essas dicas, você poderá trabalhar a precificação inteligente do seu negócio de forma mais assertiva. E para evitar que equívocos ocorram durante o processo, confira o artigo em que levantamos quais são os 6 erros mais comuns para formação de preços de produtos.

 

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