Veja 4 dicas para fazer uma promoção de vendas com sucesso


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Veja 4 dicas para fazer uma promoção de vendas com sucesso

Promoção de vendas – Em tempos de crise econômica, atrair o consumidor para dentro das lojas e fazê-lo comprar tem se mostrado um desafio para a maior parte dos lojistas brasileiros. Apenas nos cinco primeiros meses de 2016, as vendas no comércio recuaram 7,3% de acordo com o IBGE. Diante desse cenário, a promoção de vendas é uma opção interessante para recuperar a rentabilidade dos negócios.

Bem aplicada, a estratégia é capaz de fazer com que os clientes comprem de maneira diferente de seu padrão consumidor usual, aumentando o ticket médio das lojas e facilitando as compras por impulso.

A ideia é oferecer um incentivo — um preço atraente de um dado produto — por um tempo limitado e estimular o consumidor a comprar mais itens do que costumeiramente, atrair novos clientes, aumentar o volume de negócios em baixa temporada e até mesmo vender produtos que estavam há tempos encalhados no estoque.

Antes de colocar o plano em ação, o empresário precisa estar atento a algumas dicas para que a promoção seja bem-sucedida e não haja prejuízo.

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Cuidado ao calcular o preço da promoção

A ideia é obter lucro ou apenas fazer uma estratégia de marketing? Abrir espaço no estoque e ficar no azul ou obter incremento na renda? É fundamental ter um objetivo claro antes de remarcar os preços na loja.

Se o lojista precisa reforçar o caixa, os descontos precisam ser calculados de maneira a ainda garantir retornos. Mas se o plano é fidelizar clientes, apresentar novos produtos ou liberar espaço na loja, o comerciante poderá fazer a venda pelo preço de custo.

Promoção precisa ter prazo para acabar

Se a ideia do varejista é atrair mais compras e clientes, vale a pena apostar em promoções curtas ou relâmpago. Um mês é o máximo de tempo para que a estratégia funcione. Caso o plano seja tornar um produto conhecido ou fidelizar clientes, a oferta pode se estender até o fim do primeiro lote do material ou até o limite de 90 dias.

Sejam os resultados desejados obtidos ou não, o prazo do fim das promoções deve ser sempre respeitado. Caso contrário, o valor mais baixo acabará incorporado ao produto, depreciando o valor da marca.

A propaganda é a alma da promoção de vendas

Se anúncios em jornais e revistas podem custar muito caro para pequenos comerciantes, não existem mais motivos para se limitar a banners e cartazes apenas nas próprias vitrines ou nos arredores da loja. A tecnologia pode ajudar a espalhar entre os consumidores a notícia da promoção e potencializar o efeito atraente da estratégia.

Vale a pena lançar mão dos links patrocinados tanto em buscadores, como o Google, quanto em redes sociais, como o Facebook. Aliás, no Facebook é fundamental ter um perfil ativo para a loja, que notifique os clientes sobre as ofertas.

Os resultados devem ser avaliados

Ao final da promoção, é preciso avaliar o que deu certo e o que não funcionou com base no objetivo inicial. Se o plano era atrair novos consumidores, eles efetivamente vieram? Ou caso a meta fosse aumentar o ticket médio por cliente, funcionou? Assim, será possível melhorar a estratégica a cada nova promoção.

Gostou das dicas? Agora que você domina as técnicas para preparar uma boa promoção de vendas, mãos à obra. E não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais e espalhar o conhecimento!

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