Qual a importância de Consultar o SPC ao fazer uma venda?

0
Venda de recarga de celular

Qual a importância de Consultar o SPC ao fazer uma venda?

Qual a importância de Consultar o SPC ao fazer uma venda?- Com o desemprego em níveis estratosféricos e a inadimplência cada vez maior, consultar o SPC  antes de vender no boleto ou no cheque, beneficia os comerciantes que precisam aumentar o seu fluxo de vendas, sem perder a qualidade das mesmas.

De nada adianta realizar 50 vendas por dia, se você não receber o pagamento de pelo menos 45 delas. O resultado da inadimplência é um prejuízo generalizado que coloca a saúde financeira de qualquer empresa em grandes riscos.

Portanto, se você tem um pequeno ou médio negócio, confira os motivos pelos quais você precisa e deve consultar o SPC antes de sair vendendo indiscriminadamente para pessoas que talvez não possam te pagar.

O que é o SPC?

SPC é a sigla para “Serviço de Proteção ao Crédito” e nada mais é do que um banco de dados gerido e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes do país, que mantém informações a respeito do crédito de clientes em todo o Brasil.

Por que fazer uma consulta de crédito?

O cadastro do SPC tem alcance nacional. Logo, o comerciante fica protegido daquelas pessoas que vivem de aplicar golpes em diversas localidades com documentos falsos, esperando que um estabelecimento não se comunique com o outro (o que acontece no caso dos cartórios públicos, por exemplo).

Com a consulta, o comerciante também evita de vender para pessoas idôneas que, no entanto, estejam com um alto grau de endividamento.

Além disto, consultar o SPC ainda permite que o empreendedor faça uma análise de crédito de seu cliente.  Às vezes, o consumidor não está com nenhuma dívida, porém, você consegue saber se ele possui outros empréstimos ou a quantidade de cheques emitidas naquele mês e se isso pode, de alguma forma, influenciar a adimplência desta pessoa.

Se o consumidor já está com mais de 30% da sua renda comprometida com o pagamento de outros créditos, o risco de inadimplência é bastante alto e cabe ao lojista verificar se a venda vale a pena.

Como consultar o SPC?

Consultar o SPC parece ser algo burocrático e complicado, mas não é. Atualmente, diversos sites já prestam esse serviço.  Basta fazer o cadastro em algumas dessas plataformas e ter em mãos o número do CPF de seu cliente para acessar as informações que constam sobre ele.

Qual o valor cobrado para consultar o SPC?

Ao contrário do que pode parecer, os valores de consulta ao crédito são bem amigáveis. Com certeza, não será este o motivo determinante para consultar ou não o SPC. O site iRecarga por exemplo, oferece serviços a partir de R$1,20 por CPF ou CNPJ. Ou seja, vale a pena se prevenir, não é mesmo?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância e os benefícios de consultar o SPC antes de fazer uma venda a prazo, no boleto ou no cheque, não deixe de aplicar os aprendizados em seu negócio.  Caso tenha ficado alguma dúvida ou insegurança, deixe um comentário para gente que teremos o maior prazer em lhe ajudar!

consulta spc

como fazer consulta spc e serasa

Compartilhar.

Deixe o seu comentário