Saúde financeira dos seus clientes – Como analisar a saúde financeira dos seus clientes?


Saúde financeira dos seus clientes
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Saúde financeira dos seus clientes – Como analisar a saúde financeira dos seus clientes?

saúde financeira dos seus clientes – Você sabe como analisar a saúde financeira de clientes? Se a resposta foi “não”, continue lendo este artigo. Afinal, fazer a avaliação das finanças de seus clientes ajuda o seu próprio negócio, prevenindo que você tenha problemas com inadimplência e comprometa seu fluxo de caixa.

Oferecer a possibilidade de pagar no crédito e, até mesmo, parcelar as vendas é uma estratégia muito usada no varejo, o que vem aumentando as vendas e número de clientes das companhias. Apesar dos benefícios, essa também é uma ação arriscada, principalmente numa situação econômica em que a inadimplência se eleva cada vez mais.

Pensando nisso, colocamos abaixo algumas dicas para você analisar a saúde financeira de clientes e não deixar que a falta de pagamento em dia comprometa sua organização! Confira:

consulta spc

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Consulte o CNPJ do cliente

A primeira dica para avaliar se os clientes são potenciais inadimplentes é avaliando o histórico de seu CNPJ pelo site da Receita Federal ou por outras ferramentas online. Essa primeira visão mostra se há histórico de pagamentos corretos, dívidas existentes e se a empresa está negativada.

São diversos dados que podem ser consultados, como os dados cadastrais, faturamento estimado, protestos e ações judiciais, participações societárias e pendências. Essa visão permite que você identifique se o cliente representa um risco para sua companhia.

Consulte o SPC/SERASA

Outra forma de analisar a saúde financeira de clientes é consultando sua situação no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na SERASA. Assim como na análise do CNPJ, você é capaz de avaliar se o cliente é um bom pagador e potencial risco para seu negócio, avaliando as contas em aberto que ele possui em atraso, junto a outras empresas.

Essa análise mostra, ainda, um score do cliente, que considera todos os pagamentos em crédito feitos por ele e seus atrasos. Ou seja: apresenta o seu comportamento em relação ao cumprimento de suas dívidas.

consulta serasa

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Faça análise cadastral

Além da consulta dos dados, é essencial possuir um processo de cadastro na empresa. Ele deve ser feito a fim de captar informações que permitam avaliar o cliente, sua situação financeira e o risco apresentado de ser um bom pagador ou não.

Devem ser feitas perguntas relevantes para identificar essas variáveis. O uso de perguntas excessivas torna o processo cansativo para os dois lados. Além disso, são necessários documentos que aumentam a qualidade e veracidade dos dados fornecidos, como identidade, comprovante de renda e residência.

Além disso, o seu cadastro pode incluir o histórico de compras com a empresa. Uma atualização de documentos também pode ser solicitada após um período definido, como um ano, a fim de manter os dados seguros.

Monitore os dados do cliente

Por fim, é importante manter o monitoramento dos dados do cliente. Como falamos, a crise financeira do país vem tornando a situação complicada para algumas pessoas, e isso pode fazer com que bons clientes tenham momentos ruins, vendo a ser inadimplentes.

Para facilitar esse processo, existem ferramentas que ajudam no processo de monitoramento e gerenciamento da carteira de clientes da empresa.​ Use a tecnologia para automatizar a identificação de mudança de status de bons clientes para duvidosos e garanta o melhor crescimento do negócio.

Use essas dicas para analisar a saúde financeira de clientes e não comprometer a sua. Além disso, acompanhe de perto o pagamento de cobranças, crie um sistema de eficiente, entrando em contato com clientes inadimplentes, além de parar o fornecimento em casos de longos atrasos.

Gostou dessas dicas sobre como analisar a saúde financeira dos seus clientes? Quer usar essas técnicas no seu negócio? Então entre em contato com a Maquineta e garanta o sucesso da sua empresa!

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