Tudo que você precisa saber sobre taxa de interurbano e deslocamento


taxa de interurbano e deslocamento
Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
 

Tudo que você precisa saber sobre taxa de interurbano e deslocamento

Taxa de interurbano e deslocamento – Foi viajar e, de repente, os créditos do seu celular sumiram? Resolveu ligar para a família que mora longe para desejar um feliz Natal e teve uma surpresa com a conta? Tudo isso é mais comum do que você imagina e acontece porque, nessas situações, há a cobrança de taxa de interurbano e deslocamento.

Essas tarifas variam de acordo com a operadora e plano contratado. Mas nós separamos uma série de dicas para que você nunca mais seja pego desprevenido. Confira!

O que é taxa de interurbano e deslocamento?

A taxa de interurbano é cobrada toda vez que você liga para um telefone, fixo ou celular, que tenha uma DDD diferente do seu.

Já, quando você utiliza o celular fora de sua área DDD, é cobrada uma tarifa extra, a taxa de deslocamento ou tarifa de roaming. Essa cobrança é efetuada, inclusive, quando você recebe uma chamada. Ou até mesmo se você não atende e a pessoa deixa um recado na sua caixa postal.

Ou seja, se o seu telefone é código DDD 11, São Paulo, e você viaja, por exemplo, para o Rio de Janeiro, que tem código DDD 21, pode ser que haja essa cobrança.

Se essa mesma pessoa, enquanto estiver no Rio de Janeiro, fizer uma ligação para São Paulo, não pagará a taxa de deslocamento, mas poderá pagar o adicional por chamada — uma tarifa extra cobrada do cliente por estar usando a base de outra operadora para realizar uma ligação.

E fique atento porque, muitas vezes, há uma soma de tarifas. Uma pessoa tem celular com DDD de Porto Alegre e está em Salvador. Faz uma ligação para um celular com DDD de Salvador. Ela pagará a taxa de deslocamento, por ligar para um celular de fora de sua área, e o adicional por chamada, por utilizar a base de outra operadora.

Como é calculado o valor dessas tarifas?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula esse tipo de serviço no Brasil, não fixou um valor para essas cobranças. Portanto, tudo depende da operadora e do plano contratado.

Algumas operadoras, por exemplo, não cobram taxa de deslocamento dentro do mesmo estado. Assim, se uma pessoa que tem um celular DDD 13, de Santos, vai para São Paulo, dependendo da operadora não será cobrado o roaming.

Existem ainda os planos feitos sob medida para quem viaja muito, que oferecem tarifas especiais. Você ainda pode comprar um chip provisório com o DDD da área onde estiver. Às vezes, vale a pena!

Há alguns projetos de lei tramitando no Congresso Nacional que visam acabar com essa cobrança. Os autores desses projetos alegam que hoje as operadoras têm, em sua maioria, cobertura nacional e que essas taxas perderam o sentido.

consulta spc

consulta serasa

Onde encontrar os valores da taxa de interurbano e deslocamento?

Você pode entrar em contato com a sua operadora por telefone. As promoções e tarifas também estão disponíveis no site das operadoras. Procure a página referente ao seu tipo de plano, seja ele pós, controle ou pré-pago.

Vivo: www.vivo.com.br
Claro: www.claro.com.br
Tim: www.tim.com.br
Oi: www.oi.com.br

Agora que você já sabe o que significa taxa de interurbano e deslocamento, que tal aprender como vender recarga de celular em sua loja?

Compartilhe com os amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Post Tags:

Deixe uma resposta